HANSEN PREVPLAY
O jogo começou a ser desenvolvido em 2016, durante a tese de mestrado, na Universidade Estatual do Pará, pela Dra. Rafaela de Souza Dias Neves, em parceria com o professor Dr. Rafael Oliveira Chaves, o professor Dr. Paulo André Ignácio Pontes, e o desenvolvedor José Paulo Cabral Spinelli.
Sobretudo, o objetivo do jogo é ensinar de forma lúdica, mitos e verdades sobre a hanseníase, visto que é uma doença que ainda deixa muitas dúvidas e preconceitos por parte da sociedade.
O jogo eletrônico pedagógico criado pela pesquisadora em virtude da inexistência de aplicativos lúdicos e informativo envolvendo a hanseníase de maneira à incentivar à curiosidade e competição por meios dos desafios com cronometro regressivo e propostas de interação de equipe, com interface coloridas e linguagem acessível, a fim de facilitar a compreensão e prender a atenção dos jogadores.
Dessa modo, o produto visa promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano com base na educação informativa, pois o jogo tem como principais objetivos informar as formas de tratamento da hanseníase, esclarecer mitos, permitir com que o usuário visualize a dificuldade que as pessoas enfrentam para buscar ajuda nas unidades de saúde.
Acima de tudo, é um jogo 2D que tem como cenário um ambiente de uma cidade -no caso uma alusão a vila da prata- onde o personagem principal abordará pessoas interpelando sobre o interesse delas em irem até a UBS da vila para realizar uma consulta.
Assim, enquanto os diálogos acontecem os resultados irão variar, resultando na decisão de ir ou não até a UBS, seja em decorrência dos mitos ou por estarem assintomáticas em relação a doença, ou não terem sido contactantes de pacientes ou familiares com hanseníase, ou até mesmo não apresentarem critério algum para investigação de hanseníase.
Por fim, no alto da tela um timer regressivo de 5 minutos, que representa o tempo que o personagem principal, chamada Enfermeira Kênia, tem para convencer e conseguir o maior número de pessoas possíveis para ir até uma avaliação na UBS da Vila do Prata no município de Igarapé-Açu – PA.